Gastrectomia Vertical (Sleeve)

A Gastrectomia Vertical é um tipo de cirurgia de bariátrica (de obesidade) que consiste em uma operação puramente restritiva que visa reduzir o tamanho do estômago para algo em torno de 200 ml.

A Gastrectomia Vertical Pode Ser Conhecida por Outros Nomes:

Gastrectomia tubular, Cirurgia de Sleeve ou Gastrectomia em manga!

Assim como a maioria das cirurgias bariátricas, o maior objetivo da Gastrectomia Vertical é tratar a obesidade mórbida.

Com essa cirurgia é possível que o paciente perca até 40% de peso em relação ao inicial, mas na média, fica entre 25 e 30%, e a perda de peso se dá unicamente pela restrição à quantidade de alimento ingerido.

Como funciona a Gastrectomia Vertical

Uma das principais ações da Gastrectomia Vertical é a retirada da parte esquerda do estômago reduzindo a capacidade de armazenamento de comida e eliminando a parte que produz a grelina, o hormônio responsável pela regulação da fome.

A cirurgia da obesidade tipo Gastrectomia Vertical é indicada para pessoas que não obtiveram êxito em outros tratamentos de forma natural tentados por pelo menos dois anos ou quando ela tem um IMC (Índice de Massa Corporal) superior a 40kg/m2.

Pessoas que apresentam IMC superior a 35 kg/m2 também podem realizar a Gastrectomia Vertical – Sleeve desde que também apresentem outros tipos de doenças que podem ter relação com a obesidade, como por exemplo:

• Doenças do coração;
  • Doenças respiratórias;
  • Diabetes tipo 2;
  • Artropatias;
  • Hipertensão Arterial;
  • Dislipidemias (colestetol ou triglicérides alterados);
  • Esteatose hepática (gordura no fígado);
  • Infertilidade;
  • Outros.

A Cirurgia Bariátrica Tipo Gastrectomia Vertical

Por ser uma cirurgia de maior complexidade, não são todos os profissionais que devem realizar esse tipo de cirurgia.

Para realizar o procedimento de Gastrectomia Vertical o paciente se submete a anestesia geral. A cirurgia costuma demorar em torno de 1:30 horas, porém a internação é de aproximadamente dois dias, sendo analisada caso a caso.

Geralmente são feitos pequenos buraquinhos no abdômen do paciente por onde serão inseridos tubos e instrumentos para realizar os cortes necessários no estômago.

Essa técnica é conhecida como videolaparoscopia e não requer um grande corte na pele para executar a cirurgia!

As Vantagens

Existem algumas vantagens pontuais da Gastrectomia Vertical em relação aos outros tipos de cirurgia de obesidade:

• A ingestão de no máximo 200 ml de alimentos, face aos 1000 ml que seria o habitual antes do procedimento.
  • Confere uma maior perda de peso do que a obtida com a banda gástrica ajustável, e sem a necessidade de ajustar a banda.
  • Possibilidade de transformar a Gastrectomia Vertical em um ByPass Gástrico se entender necessário.
  • O fato do intestino não sofrer alteração e poder continuar absorvendo normalmente os nutrientes importantes sem a necessidade de uso de polivitamínicos ou algum tipo de complementação alimentar.
  • É uma cirurgia com menor efeito metabólico do que a do tipo ByPass Gástrico.
  • Pode propiciar a perda de peso ao longo de vários anos.
  • Na Gastrectomia Vertical a possibilidade de haver uma complicação é menor.

Apesar das várias vantagens, a Gastrectomia Vertical ainda é uma das técnicas mais agressivas para o organismo, e ao contrário das cirurgias do tipo ByPass Gástrico, a Gastrectomia Vertical é irreversível.

Os Riscos

Assim como toda cirurgia, a Gastrectomia Vertical também pode apresentar riscos e complicações.

Provocar náuseas; vômitos; e sensações de azia estão entre as reações mais leves que podem ser provocados pela Gastrectomia Vertical.

Entre as piores complicações podemos citar a hemorragia e o surgimento de uma fístula, que é a criação de um canal acidental entre o estômago e a cavidade abdominal, que pode aumentar a probabilidade de contrair infecções, sendo necessário nesses casos, promover uma nova cirurgia, ou outros tratamentos agressivos que por si só já é um risco.

A Recuperação de Quem Passou pela Gastrectomia Vertical Sleeve

A perda de peso é gradual e requer alguns cuidados e algumas mudanças no hábito de vida do paciente, tais como:

• Seguir uma dieta balanceada conforme especificação de um profissional especializado em nutrição;
  • Tomar analgésicos via oral para combater eventuais dores, que também devem respeitar prescrição;
  • Praticar exercícios físicos regularmente, iniciando de forma leve após um ou dois meses da cirurgia, também conforme orientação médica.

O cumprimento de todos esses cuidados pode permitir que a recuperação seja menos dolorosa e mais rápida.